sábado, 21 de maio de 2016

NEOLOGISMOS


Minha filha mais velha, quando bem pequena, era mestra em inventar palavras para o que queria dizer, mas lhe faltava vocabulário. Certa vez, ela tinha por aí uns dois anos, eu fui vesti-la e ela disse que eu coloquei a calcinha "encascalhada" (entrando no bumbum). Outra feita, classificou um acontecimento de "desconsolente" (algo que o deixa desconsolado -- isso já entrou no vocabulário da família). Minha mãe já se saiu com "encaixativo" -- disse que certa palavra era mais "encaixativa" que outra. Claro que ela queria dizer "mais adequada".
Crianças pequenas costumam ser bem mais produtivas nesse sentido. Minha filha hoje tem onze anos e não tenho nenhuma invenção recente dela para contar.
Vocês sentem falta da existência de certas palavras? Inventam alguma vez ou outra? Eu já adotei "desconsolente" para a vida (mas não em meus textos literários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário