quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cadê o queijo do reino que estava aqui? Virou queijo prato!

Escrevi esta crônica-desabafo-denúncia no Natal de 2014

***

Quero registrar aqui meu protesto quanto à esculhambação que vem sofrendo atualmente o queijo do reino, na esperança de que alguém venha me explicar nos comentários que putaria é essa que está acontecendo.
Na minha infância, era o Jong. E era como um queijo do reino devia ser, gorduroso, porém quebradiço, e muito salgado. Na época, eu nem gostava tanto – era meio forte para meu paladar infantil. Mas fui aprendendo a gostar – e bastante! Pois bem, há coisa de uns quatro anos, o Jong virou um queijo prato mais amarelo, mais oleoso, e com casca rosa. Sabem aquele “queijo tipo lanche” Regina, da embalagem laranja? O próprio! Ele também tem seu valor – mas não vou comprar queijo prato pagando por queijo do reino.
Risquei o Jong da minha vida, e me agarrei com o Piracanjuba. Ele era como eu esperava que um queijo do reino fosse, quebradiço, com textura que lembra o parmesão. Aí, semana passada, abrindo o Piracanjubinha lindo do meu coração, surprise, surprise! Encontrei um queijo prato dentro da lata. Um queijo prato meio nojentinho de tão amarelo e de tanto óleo. Até tu, Piracanjuba? Ainda bem que ano passado eu descobri que o Borboleta também era um queijo do reino honesto, mas... ontem, marido ganhou uma lata, abrimos já meio receosos, e de dentro da lata tiramos um queijo mezzo prato mezzo reino – a mutação já está em curso.
Então, prezados, eu vos pergunto: que diabos vem acontecendo? Um duende vem invadindo as fábricas sorrateiramente, roubando a receita, e os donos, desesperados, estão enfiando queijo prato nas latas achando que ninguém irá notar?
Eu penso que pode ser um efeito dominó: quando o Jong começou essa modinha, conseguiu baixar o preço do queijo, e os outros se viram obrigados a acompanhar. Pode ser isso? Mas e quem realmente gosta de queijo do reino não estaria disposto a pagar um pouco mais? Porque, como disse, na função de queijo prato, ainda vou de Regina.
P.S.: Reparem que essa modinha não se restringe aos queijos. A goiabada cascão de várias marcas tem virado praticamente uma geleia de goiaba. O povo está ficando com preguiça de mastigar, é isso? Toda comida agora tem que ser molinha, papinha? Mas que diabos...?
Pela atenção, obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário