quinta-feira, 11 de agosto de 2016

O que escritores bem-sucedidos andam fazendo? (E como você pode se parecer mais com eles?)

TRADUZI DAQUI: https://www.writtenwordmedia.com/2016/02/23/successful-authors-can-like/



Alguma vez você já se perguntou como alguns autores conseguem chegar ao topo das listas de best-sellers e permanecerem por lá? Perguntou-se que dicas, truques e estratégias são usados para construir uma carreira de autor indie de sucesso? Nós da "Written Word Media" temos a grande sorte de trabalhar com uma ampla varidade de escritores, mais de 19 mil deles na época de publicação deste artigo, desde os iniciantes até os que "chegaram lá". Para descobrir como passar de novato para um aqueles que estão vivendo o sonho de viver da escrita, fizemos uma apuração entre nossos autores cadastrados e encontramos interessantes relações em suas respostas.

Metodologia

As conclusões seguintes são baseadas nos resultados de respostas auto-declaradas de escritores de nossas bases de dados. Não houve uma análise estatística muito elaborada -- olhamos os dados brutos, demos uma limpada e inferimos algumas conclusões lógicas. Se você é um profissional de pesquisas de mercado ou um maluco das estatísticas, tente não hiperventilar.


Foi feita uma divisão em dois grupos: Autores Financeiramente bem-sucedidos (AFBS) e Autores Emergentes (AE).

Cada autor tem uma definição própria do que seja sucesso. Para alguns, é notoriedade; para outros, independência financeira; para alguns, a alegria de mostrar seu trabalho ao mundo. O foco da pesquisa foi sucesso financeiro, pois sua definição é mais clara, e porque sabemos que poder escrever em tempo integral e viver da escrita é uma meta comum a muitos escritores. Com isso em mente, dividimos a amostra em dois grups:

AFBS = os que ganham mais de $ 5.000,00 por mês com a venda de seus livros.

AE = os que ganham menos de $ 500,00 por mês com a venda de seus livros.


--> Primeiro achado: Autores financeiramente bem-sucedidos escrevem mais

Em média, os AFBS publicaram 13,75 livros, comparados aos 7,4 dos AE. Isso é dobrar o catálogo! De modo anedótico, podemos verificar isso durante um promoção de livros. Quando você ganha um novo leitor, e ele ama o que leu, ele quase certamente voltará, em busca de tudo o mais que você escreveu. Você ganhará mais dinheiro com um leitor fiel se ele puder comprar 13.75 livros, em vez de 7.4.

Verificamos isso também quando observamos o número total de horas que cada grupo dedica à escrita por semana: 16 para os AE, quase o dobro para os AFBS: 31.

Se você é um AE, a prescrição é simples: escreva duas vezes mais do que vem escrevendo agora, com o objetivo de publicar o dobro de livros. Fácil, né?! (Sabemos que não!) A maioria dos AE têm outros empregos, e têm que espremer a escrita no tempo que sobra.

Apesar de que aumentar o tempo de escrita quando você tem que encaixá-la em meio a todas as suas outras responsabilidades possa ser opressor, não tem que ser assim. A chave é um passinho de cada vez. Pense no quanto escreveu esta semana; então, na semana que vem, tente somar 30 ou 60 minutos extras, até atingir o ponto em que esteja concluindo projetos e publicando-os bem mais depressa. Se seu sonho é viver de escrita, então escrever mais em menos tempos certamente o aproximará de sua meta.

Pode soar cliché, mas é verdadeiro: o que é bom toma tempo. Olhando para o número de anos que precedeu a primeira publicação, para 60% dos AFBS, passaram-se pelo menos três anos de escrita. São anos para encontrar sua voz, construir um público e alcançar seu ritmo. Comparativamente, 69% dos AE estão escrevendo há menos de três anos. Então, lembre-se: leva-se tempo para escrever, burilar e publicar seus livros. Se você não atingir o sucesso no primeiro ano, está tudo bem, é o esperado. A coisa mais importante para se ter em mente? Não desanime!

--> Segundo achado: AFBS têm capas feitas por profissionais.

Já escrevemos bastante sobre design de capas, e continuamos acreditando que uma boa capa é a chave que abre as portas para o potencial de um livro. Dos AFBS pesquisados, 68% gastou mais de $ 100,00 numa capa, comparados a apenas 39% dos AE. Como profissionais de marketing, temos contato com muitas e muitas capas, e sabemos que as profissionais têm desempenho melhor. O preço médio do investimento mais eficaz fica entre $ 100,00 e $ 500,00 -- pode parecer alto, mas com o volume extra de vendas que vai gerar, tende a se pagar em cerca de seis meses.

Tanto para AFBS quanto para AE, a resposta mais comum à pergunta "Quem faz suas capas?" foi "Um profissional." AFBS tendem mais a escolher um profissional que os AE: 63% vs. 44%, mas ambos os grupos tendem a essa direção. O que nos surpreendeu foi que quase 37% dos AE fazem suas capas eles mesmos!, contra apenas 16% dos AFBS. Acreditamos que escrita e design são habilidades bem distintas e devem ser tratadas como tais. Há quem seja bom em ambos? Claro! Mas a maioria não é, e é importante ser honesto quanto às suas reais capacidades. Para algo tão importante quanto a capa, a "cara" do seu livro, é melhor contratar um profissional.

--> Terceiro achado: AFBS contratam editores profissionais.

Os resultados foram claros: uma acachapante maioria de 79% dos AFBS têm seus livros editados por profissionais, contra 56% dos AE. Ainda que você se veja como um editor excelente (e a verdade é que muitos escritores de fato o são), é uma boa ideia ter outro par de olhos no sua obra.

Quanto você planeja pagar por uma edição profissional? Em nossa pesquisa, a maior parte (53%) dos AFBS gastavam entre $100,00 e $ 500,00, e 32% gastavam ainda mais. AE gastam bem menos, sendo que 42% dos AE gastam menos de $ 50,00 -- só 11% dos AFBS gastam tão pouco. Lembre-se de que, assim como a capa, é um investimento que você recuperará em poucos meses com o volume extra de vendas que obterá por oferecer um produto melhor.

--> Quarto achado: AFBS acreditam no poder de oferecer livros gratuitos

A pesquisa nesse ponto é tendenciosa, já que acreditamos piamente na oferta de livros gratuitos como estratégia de marketing. Então não foi uma surpresa, quando apuramos entre os escritores que trabalham conosco, que eles concordam com a tática. Tantos os AFBS quanto os AE acreditam em massa que oferecer livros gratuitos é uma técnica de publicidade eficaz -- 79% e 70%, respectivamente.

--> Quinto achado: AFBS escrevem nos gêneros mais populares

Quanto à diferença entre os gêneros preferidos de AFBS vs. AE, alguns pontos chave emergiram. A prevalência das histórias românticas é o mais notável. Surpreso? Nem nós. Uma percentagem bem maior de AFBS escrevem histórias românticas em compração aos AE. Os mesmo vale para "histórias românticas paranormais" e eróticos. Se agruparmos tudo numa categoria mais ampla de "sub-gêneros romãnticos", vemos que é o que 43% dos AFBS escrevem, vs. 15% dos AE.

Além da ampla dominância do gênero romântico entre os AFBS, há alguns outros pontos. Thrillers e ficção científica também são mais explorados pelos AFBS que pelos AE. E alguns gêneros mal são explorados pelos escritores de sucesso: "ficção literária", infantis, terror e ficção religiosa. Se você planeja um novo livro am alguma dessas searas, saiba que a luta será mais renhida.

--> Conclusões

Esperamos que tenha achado alguns desses resultados úteis, e que eles tenham ajudado a clarear alguns pontos na busca pelo sucesso financeiro como escritor. Achamos os resultados fascinantes, mas não surpreendentes. Não anotou nada? Rola resumo:

--> Tornar-se escritor exige dedicação.
O sucesso só chega depois que você escreveu e publicou um número razoável de livros. Quanto mais tempo você escrever por dia, mais rápido você chega lá.

--> Confie nos profissionais.
É altamente recomendável contratar um editor e um designer de capa para ajudá-lo a criar um bom produto final. Você terá que investir algo entre $ 100,00 e $ 500,00 para cada, mas é um investimento que se paga, porque você venderá mais.

--> Atente-se às estratégias de preços
Oferecer o livro gratuitamente por um período de tempo é ótimo para conquistar novos leitores. Se escrever uma série, considere deixar o primeiro volume gratuito permanentemete.

--> O gênero escolhido importa
Alguns gêneros são mais populares que outros. Preste atenção à posição de seu gênero nas listas de mais vendidos. Se você escreve literatura de nicho, saiba que nicho significa "poucos", o que torna mais difícil fazer dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário