Faz tempo que eu estava com vontade de escrever
algo sobre isso. Li muitos contos concorrentes ao “Brasil em Prosa"
(concurso promovido pela Amazon Brasil
em 2015), e vírgulas fora de lugar eram o erro mais recorrente.
Não custa repetir que vírgula nada tem a ver com
“indicação de pausa para respirar.” Quando você se comunica oralmente, sem
indicações de pausa, você morre asfixiado? Claro que não. Alguém realmente
precisa ser lembrado de respirar ao ler um texto? Bem esdrúxula essa ideia. A
vírgula, na verdade, existe para evitar ambiguidades, para evitar que o leitor
agrupe palavras de um modo que contrarie as intenções de quem escreveu. Por
exemplo:
*Se você cozinhar Tatiana lava os pratos.
*Enquanto estávamos comendo uma barata se
aproximou de nossa mesa.
Essas duas frases acima causam um estranhamento,
nos forçam a reler (atrasando a leitura) na tentativa de apreender o sentido.
Porém, se acrescentarmos vírgulas nos locais apropriados (*Se você cozinhar,
Tatiana lava os pratos. *Enquanto estávamos comendo, uma barata se aproximou de
nossa mesa.), já numa primeira leitura ninguém vai achar que cozinhamos Tatiana
ou comemos uma barata. Portanto, o uso da vírgula impede esse agrupamento
errado de palavras, acelera a leitura e melhora a compreensão do texto.
Quando e onde usar vírgulas?
Usa-se a
vírgula:
1) Para isolar o vocativo:
“Vamos, tesouro, não se misture com essa gentalha!”
2) Para isolar o aposto:
“Escritores ajudando outros escritores”, um grupo
de que participo no Facebook, me
trouxe algumas amizades.
3) Para isolar o adjunto adverbial e a oração
adverbial quando há inversão (vírgula optativa com adjuntos de até duas
palavras):
Na capital do Brasil, eu fiz ótimos passeios.
Na Itália come-se bem.
4) No lugar da palavra omitida (elipse):
Eu lavei as panelas; João, os pratos.
5) Para separar os elementos de uma enumeração:
Lá estavam gatos, cachorros, camundongos, aves e
outras espécies de animais.
6) Antes
de conjunções adversativas (este é um erro clássico: deparo-me mais
frequentemente do que gostaria com vírgulas pospostas à conjunção!!!).
Ele vem sempre aqui, mas nunca o vejo. (E não “Ele vem sempre aqui mas, nunca o
vejo”.)
Ele é um bom aluno, porém precisa estudar mais
gramática. (E não “Ele é um bom aluno
porém, precisa estudar mais gramática”.)
7) Para separar orações intercaladas:
Aqueles alunos, confirmou o professor, eram
dedicados e responsáveis.
Obs.: Travessões e parênteses também podem
cumprir essa função:
Aqueles alunos — confirmou o professor — eram
dedicados e responsáveis.
8) Para separar a oração adjetiva explicativa.
Os alunos, que eram dedicados, tornaram-se
indolentes.
Veja que a mesma oração sem as vírgulas é
possível, mas adquire outro sentido, tornando-se adjetiva restritiva:
Os alunos que eram dedicados tornaram-se
indolentes.
9) Para separar as repetições:
Esta comida é ruim, ruim!
10) Para separar as orações coordenadas
assindéticas:
Vim, vi e venci.
11) Para separar expressões explicativas ou de
correção (aliás, a saber, isto é, por exemplo…):
O filho dele era aluno intercambista em Londres,
isto é, era, porque o curso já terminou.
É
aconselhável usar a vírgula:
12) Quando a conjunção “e”:
a) Aparece repetida no período:
Comeram, e beberam, e cantaram, e dançaram.
b) Aparece entre orações de sujeitos diferentes:
O tempo estava nublado, e os voos daquele dia
foram cancelados.
c) Não tem sentido de adição:
Eu quis ir, e me disseram que era melhor que eu
ficasse (o “e” tem valor de conjunção adversativa).
Não se usa
a vírgula:
13) Para separar termos que, do ponto de vista
sintático, estabelecem diretamente uma ligação entre si:
a) Entre sujeito e predicado:
Os alunos estão todos empolgados com a chegada
das férias.
b) Entre o verbo e seus complementos (objeto
direto e indireto), mesmo que o objeto indireto se anteponha ao objeto direto:
Entreguei aos alunos as provas corrigidas.
c) Entre o nome e o adjunto adnominal ou o
complemento nominal:
Seu colar de pérolas foi muito elogiado.
Você tem amor à causa que defende.
d) Entre a oração subordinada substantiva e a
principal.
Seu desejo era que a reunião acabasse logo!
14) Para separar orações adjetivas restritivas:
As mangas que estavam maduras caíram do pé.
15) Após conjunção adversativa:
Passou a manhã no ambulatório, contudo não foi
atendida (E não “Passou a manhã no
ambulatório contudo, não foi atendida”).
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